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Expansão para P&M Supermercados

Expansão para Pequenos e Médios Supermercados em todo o Brasil

por: Guilherme Butti         publicado em: 23/07/2013.
 
Expansão de supermercados: se você possui um supermercado pequeno ou médio já deve ter pensado em algum momento na possibilidade de crescer e abrir novas lojas em todo o Brasil.

E todo supermercado grande passou por fases de expansão de micro para pequeno, e depois médio porte.

Expansão para supermercados pequenos e de médio porte é um processo natural no desenvolvimento deste segmento para empresas que prestam um bom serviço.

O segmento varejista, em especial o de supermercados, é altamente competitivo e para chegar a ele é preciso competir com grandes redes. Saturação, capitais com megalojas, margens e valores agregados  nichos de produtos e de classe social, pouquissímas áreas (pontos) disponíveis nas capitais, pouca diferenciação de preços, lojas com pouca criatividade, seções confusas!!!  Será que neste cenário competitivo os pequenos e médios supermercados também têm vez?  

Mesmo não tendo departamentos de expansão, o que torna os pequenos e médios supermercados atraentes, é justamente poderem crescer de forma ponderada e planejada, através de pequenas aquisições ou mesmo através de um projeto expansionista a médio e longo prazos.

As margens de comercialização estão cada vez mais justas e a concorrência cresce sobre eles no sentido de arrefecerem suas possibilidades de crescimento. É justamente aí que um bom PLANO DE EXPANSÃO PARA PEQUENOS E MÉDIOS SUPERMERCADOS poderá ajudá-los a minimizar este impacto, contra-atacando os grandes supermercados estrategicamente localizados.
 
A EXPANDMAIS pode auxliar essas pequenas e médias redes de supermercado a desenvolverem um projeto para minimizar o impacto dos investimentos em áreas, construções e instalações, através de um processo de expansão que traria um impacto bem interessante e diferenciado para supermercados de pequeno e médio porte.
 
O consumidor é o maior beneficiado com este empreendimento - abertura de novos supermercados -  pois geralmente melhora-se a qualidade a cada novo concorrente que inaugura um ponto comercial. Este benefício pode ser analisado por meio da localização, do tamanho da loja mais adequado àquela realidade da região e, consequentemente, o impacto urbanistico e a valorização imobiliária que trará para o bairro, melhorando significativamente o tempo de deslocamento de seus moradores, além de atrair novos fornecedores e desenvovler uma melhor autoestima para os proprietários e comerciantes da região.

As grandes marcas buscam nichos para seus produtos, até diferenciados, onde podem desenvolver melhores negociações e mutas vezes deixam em aberto oportunidades para esses pequenos e médios supermercados. Geralmente, em  locais com bom poder de compra.
 
O Plano Expansionista para os pequenos e médios supermercados exige clareza nos objetivos, valores de investimento acertados, custos rígidos, extensão consultiva constante entre as partes, definição de tamanho do negócio, localização, estudos de viabilidade econômico-financeiro, pay-back, análise jurídica, negociações imobiliárias, negociações com construtoras, montagem de cronogramas de obras civis, documentação e um bom estudo de geomarketing.
 
O Supermercadista ou Varejista localizado nas regiões norte e nordeste do Brasil podem ser beneficiados com planos de expansão a curto e médio prazos, tento em vista o grande interesse em crescer demonstrado por pequenos empresários deste setor. Estes empresários de pequenos e médios supermercados desejam crescer mas na maioria das vezes não sabem como desenvolver um trabalho desta magnitude e nem qual o valor que precisariam investir para expandir nessas regiões.

O maior desafio na expansão de um supermercado de pequeno e médio porte esta em desenvolver toda a logística, definir o mix de produtos, tamanhos das lojas, números de check-outs, como captar talentos humanos, informatização, treinamentos e formação de gestores. Diante dessas dificuldades muitos empresários desistem. e, é neste momento, que a contratação de uma consultoria especializada em marketing e expansão pode fazer toda a diferença no sucesso da expansão. Uma empresa especializada vai tornar este processo de expansão simples, organizado e descomplicado, criando junto com os proprietários, CEOS e diretores um plano de Expansão para Supermercados Pequenos e de Médio Porte.

Com o Plano de Expansão a Consultoria Empresarial para Expansão e Gestão de Negócios impulsiona esta atividade para cima, resultando numa qualidade de administração melhorada a cada nova loja inaugurada. Mas cuidado: não cabe à Consultoria de Expansão decidir pelo cliente (Supermercadista/Varejista) todo o marketing da empresa nem executá-lo. No entanto, baseada em informações reais coletadas em pesquisas e estudos profissionais, a Consultoria de Expansão pode orientar a melhor estratégia para entrar naquela região sem agredir a concorrência e os moradores, aumentando as chaves de sucesso.
 

Quais as Principais Vantagens da Expansão para Pequenos e Médios Supermercados?


Quando feita a partir de um Plano de Expansão orientado por uma consultoria, as principais vantagens da expansão para pequenos e médios supermercados são:
  1. Os pequenos e médios supermercados, tornariam-se, dentro de um espaço de tempo relativamente curto, um modelo que atrairiam populações até então esquecidas ao acesso.  
  2. Com layouts de lojas mais populares, porém com decorações mais próximas às culturas daquela cidade ou bairro, agradariam seus consumidores.
  3. Crescimento nos volumes de vendas mais repetitivas.
  4. Ticket médio com melhor agregado (não alto mas, com um número maior de retorno).
  5. Promoções para gerar fluxo cativo e atrair novos clientes baseada em estudos da localidade, etc.
 
Enfim, a Consultoria Empresarial para Expansão e Gestão de Negócios poderia desenvolver uma inteligência para uma rede pequena ou média crescer sem aquele trauma que como muitos imaginam não ser possível fazer a expansão.
 

Os Pequenos e Médios Supermercados Precisam Sair da Casca do Ovo e Mostrar a Sua Cara Antes que Sejam Esmagados.
 

O Brasil tem muitas áreas para serem exploradas e trabalhadas. A visão estratégica de cada rede difere da outra. Propostas diferentes e conceitos de negócios flexíveis tornam essa possibilidade mais interessante e atraente. Muitos logistas se acomodam em seus respectivos sistemas de trabalho. Não enxergam muitas vezes que a sua loja ou rede poderia crescer. Neste momento, nada melhor que a Consultoria para analisar, entender e propor um novo desafio para ele e para a sua rede. O impacto interno seria a "sacudida" que a empresa tanto espera para sair da casca do ovo e mostrar a sua cara antes que seja esmagada pelos concorrentes mais ousados; o resultado deste processo  é o aumento dos rendimentos e a consolidação no mercado.

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